segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

CIÊNCIAS NATURAIS

 ATIVIDADE – CIÊNCIAS NATURAIS – 10/12  – 4° ANO

 Desenho de escorpião bonito | Vetor Premium   Aula 28: Ciências da Natureza: Visitantes indesejáveis

Este tema está sugerido no Trilhas


Vídeo: Saiba como evitar o aparecimento de escorpiões, disponível < https://www.youtube.com/watch?v=mAO_blegRMU>

Vídeo: Picada de Escorpião ( com Drauzio Varella) Disponível: < https://www.youtube.com/watch?v=F4evV8BBdow>


O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um artrópode invertebrado, que pertence à classe dos aracnídeos. O escorpião amarelo é uma das 1600

espécies (e subespécies) de escorpião catalogadas em todo o mundo. No Brasil, são encontradas cerca de 140 espécies, sendo o escorpião amarelo um dos que possuem maior incidência, sobretudo na região sudeste

do país. Além de ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, são encontrados também em Goiás, no Paraná e na Bahia.

O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda a América do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil, principalmente em regiões urbanas do estado de Minas Gerais. (...)

De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc. Seu hábitat natural é o Cerrado. O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado. A reprodução dos escorpiões-amarelos é curiosa, já que não existem escorpiões-amarelos machos. Assim, a reprodução ocorre por partenogênese, ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem fecundação com o espermatozóide. (...)

 Sapos e aves são os predadores naturais do escorpião amarelo, e essa espécie tem expectativa de vida de até 10 anos. Em caso de picada de um Escorpião amarelo, deve-se lavar o local com água e sabão e levar a pessoa até um posto de saúde ou hospital.


Texto adaptado de: https://www.infoescola.com/aracnideos/escorpiao-amarelo/ Acesso

em 12 Jun. 2020.

Adaptados ao ambiente urbano, escorpiões se proliferam e picam cada vez mais

 

Eles são pequenos, entre 10 e 12 cm, discretos, noturnos e tímidos, preferindo se esconder em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em casas, roupas e calçados. Mas quem pisar neles terá uma experiência muito dolorosa e desagradável. Os escorpiões são aracnídeos, que compreendem cerca de 2 mil espécies no mundo e 130 no Brasil, das quais apenas quatro são responsáveis pela maior parte dos ataques a humanos no país - que não são poucos e vêm crescendo.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2016 o número de vítimas de picadas desses animais cresceu 628,8%, passando de 12.552 para 91.485. O aumento do número de mortes foi maior ainda, 853,8%, saltando de 13 para 124, geralmente crianças ou idosos, no mesmo período.

A quase totalidade desses acidentes é causada pelas quatro espécies mais conhecidas: escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), escorpião-amarelo-do-nordeste ou escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus), escorpião-preto (Tityus bahiensis) e escorpião-grande (Tityus obscurus). Segundo a bióloga Denise Candido, do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, entre 80% e 90% das picadas registradas no Brasil são das duas primeiras dessas quatro espécies.

As causas para o aumento do número de cidades envolvendo escorpiões são bem conhecidas. "Isso certamente está relacionado ao crescimento populacional desse artrópode, que se adaptou muito bem ao ambiente urbano, onde encontra abrigo, alimento, e pouco inimigos naturais", explica o biólogo Antonio Carlos Lofego, do Departamento de Zoologia e Botânica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto.

Denise diz que esse aumento do número de escorpiões e, consequentemente, dos acidentes, se deve ao crescimento urbano desordenado, com as cidades se expandindo à custa de desmatamentos. "Esses animais estão onde sempre estiveram, onde eles ocorrem naturalmente", explica. "Além de abrigo, eles encontram no nosso lixo muitas baratas, que são suas presas. Nessas condições, eles podem se reproduzir com muita facilidade."

Além disso, o escorpião-amarelo e escorpião-amarelo-do-nordeste têm como característica peculiar a reprodução por partenogênese, ou seja, sem machos, sem a necessidade de que os óvulos das fêmeas seja fecundados pelo esperma de um indivíduo do sexo masculino. "Isso aumenta muito a capacidade de crescimento populacional, pois cerca de 90% dos indivíduos de uma população são fêmeas, com capacidade para produzir descendentes", diz Denise Candido.

Retirado: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/adaptados-ao-ambiente-urbano-escorpioes-se-proliferam-e-picam-cada-vez-mais.ghtml


Hora da Prática

  1. Olhe atentamente a imagem a seguir. Na sua opinião, por que é muito provável encontrar escorpiões neste lugar e nas casas próximas?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Baratas são alimentos muito apreciados por escorpiões, e acredita-se que ambientes como o da foto favorecem a proliferação delas. Qual relação é possível estabelecer entre a ação humana e o aumento dos acidentes com escorpiões na região urbana?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Com base em tudo o que você aprendeu, escreva o que as pessoas podem e devem fazer para prevenir o surgimento de escorpiões em suas casas?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





















Correção:


  1. A imagem mostra muito lixo descartado de maneira errada atraindo muitas pragas como os escorpiões se alimentam de baratas, aranhas é muito provável que tenha escorpiões no lixão e nas casas próximas.

  2. Isso certamente está relacionado ao crescimento populacional desse artrópode, que se adaptou muito bem ao ambiente urbano, onde encontra abrigo, alimento, e pouco inimigos naturais" .

Não acumular entulhos, descartar lixos de maneira correta, afinal ele atrai as presas do escorpião com por exemplo as baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!