quarta-feira, 4 de novembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

      São Paulo, 06 de novembro de 2020

4º ano

Boa tarde classe!!!!

Vamos iniciar com a correção dos exercícios do livro trilhas de aprendizagens que trabalhamos na aula do dia: (23-10).

Lembre-se: as respostas não têm que estar escritas iguais com que a professora colocar, mas dentro das ideias do texto. (No contexto do que está sendo trabalhado).


  1. Página 35 apenas a resposta olhe, compare com a sua: (qualquer uma das três está certa)

a) Resp. Vontade : É a capacidade de escolha ou decisão.

- Praticar livremente uma ação ou deixar de fazê-lo. 

- É a determinação, sentimento que leva uma pessoa a fazer alguma coisa.

b) As 5 palavras que são como a vontade:

1- amor

2- saudade

3- tristeza

4- raiva 

5- medo   

Página 36 –

c ) A resposta é pessoal, você escolhe uma estrofe e explica porque gostou dela.

d) resp. O dicionário é a vontade do poeta, porque ele trabalha com a palavra e o dicionário tem inúmeras, assim o poeta poderia usá-las com liberdade para construir seus textos. 

Página 37

e) O cometa não quer ser confundido com a estrela cadente.

Muitas pessoas confundem, porque ele tem características parecidas, embora sejam astros diferentes.

f) Organizando a sequência das palavras nas estrofes: 

(  7  ) cometa
(  8  ) luz
(  6  ) careta
(  2  ) poeta
(  3  ) palavra
(  5   ) limão
(  10 ) grávida
(  1   ) lua
(  4   ) língua
(  9   ) parteira

g)  resp.  (X) Nome dados às coisas e seres.

h) Só para leitura.

Páginas 38- 39-40.

Correção na aula presencial.

Página 41 e 42 - Textos em cordéis.

Leitura e entendimento do texto.

Vamos praticar!

  1. Resp. Sim. 

  2. A fábula : A raposa e o corvo.

Atividades do dia 06-11- Sinais e pontuação

1)Leia, os sinais e pontuação em seguida copie em seu caderno. 

Lembre que:

* Virgula (,) é usada para separar os nomes de uma relação.

Exemplos: A banana, a laranja, a maçã, e o abacate são frutas saborosas.

Marina, venha almoçar!

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2019.

  • Ponto final (.) indica o fim de uma frase.

Exemplo: As crianças discutiam para ver quem começava o jogo.

  • Dois pontos (: ) são usados para indicar que alguém vai falar. 

  • Antes de uma enumeração.

Exemplos:

Patrícia disse:

__ Quero comer bolo!

As personagens da história são: Clara, Pedrinho, José e o soldado. 

  • Travessão ( ___), ele é usado para indicar fala de um personagem num diálogo. 

Exemplo :  ___Você viu meu óculos.

                                                    EXERCÍCIOS

2)No caderno , copie e coloque a pontuação necessária nas frases, dentro dos parênteses ( ).

a) Não posso comprar o livro hoje (  )

b) Gabriela ( ) Gustavo e Maria foram ao cinema ( )

c) Roberta foi até a casa de sua amiga ( ) depois também ( ) visitou sua avó (  )

d) Luciana  disse (  )

(     ) Você já fez a lição hoje (   )

e) Da estrada podíamos ver as fazendas ( ) as plantações (  ) o gado e muitas flores (  )

f) Você já fez a lição de geografia (  ) 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!