segunda-feira, 26 de outubro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 26/10 – LÍNGUA PORTUGUESA

4º ANO

Boa tarde turminha!!!! 

Vamos realizar a leitura do texto poético a seguir:

Sono Pesado

Toca o despertador
E meu pai vem me chamar:
__ Levanta, filho, levanta,
Tá na hora de acordar.                          

Uma coisa, no entanto,
impede que eu me levante:
Sentado nas minhas costas,
há um enorme elefante.                                                                              

                                          

Ele tem essa mania,
todo dia vem aqui,
Senta em cima de mim,
e começa a ler gibi.


O sono, que estava bom,
fica ainda mais pesado.
Como eu posso levantar
com o bichão aí sentado

 

O meu pai não vê o bicho,
deve estar ruim da vista.
Podia me deixar dormindo,
enquanto ia ao oculista...


Espera um pouco, papai.
Não precisa ser agora.
Daqui a cinco minutos
o elefante vai embora...


Mas meu pai insiste tanto,
que eu levanto, carrancudo.
Vou pra escola, que remédio,
Com o bicho nas costas e tudo.


Exercícios

Agora que você já realizou a leitura do texto: Sono Pesado, vamos fazer no caderno o “Estudo do Texto”.   Copie apenas o número da questão e a pergunta. Em seguida leia as respostas e escreva apenas a correta.

  1. Este texto é:

    a) Uma propaganda. 

b) Uma peça teatral.

c ) Uma carta.

d) Um poema.


2) Qual é o assunto do texto:

a) É o sono de uma criança.

b) São as preocupações de um pai.

c)São as mudanças das crianças.

d) É os sonhos de uma criança.          


       3)Na frase: “ Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar”. A          repetição da palavra levanta, significa:

  1. O desânimo do filho.

  2. Os gritos do pai.

  3. A preguiça do filho

  4. A insistência do pai.


  1. O elefante sentado nas costas do menino representa:

  1. O bichinho de pelúcia do menino.

  2. A raiva do pai pela demora do filho.

  3. A chateação do menino pelo elefante estar em suas costas.

  4. O sono pesado e a vontade do menino de ficar na cama dormindo.



5) Nos versos “Vou pra escola, que remédio, com o bicho nas costas e tudo!” O ponto exclamação no final da frase enfatiza que o menino ficou:

  1. Conformado

  2. Admirado

  3. Assustado

  4. desconfiado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!