quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Educação Física

 21/10 – Educação Física Profª Tatiana


Atividades 4° Anos

Jogo de Xadrez 


Correção do questionário da 24ª Semana 14/10.

Segue o link para visualizar a correção da aula passada.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSoOFk10nRwul1WwY7uJI8WT14ghcjXaHx52Jb_FVQ8T6ldg/viewform?usp=sf_link


Daremos continuidade ao aprendizado do Jogo de Xadrez.

A captura

Como já vimos, as peças comem ou capturam segundo seu próprio movimento, com exceção do Peão. Todas as peças, menos o Peão, atacam as casas em que podem se locomover, e qualquer peça inimiga que esteja no caminho podem ser capturadas. O jogador que efetua uma jogada assim ganha uma peça do seu adversário. Em todos os casos a peça capturada deve ser retirada do tabuleiro e a peça que captura ocupa o seu lugar.

Não é obrigatório capturar ou comer as peças atacadas. O jogador pode em qualquer posição efetuar qualquer jogada, desde que seja regulamentar.

Captura de peão

O Peão não captura as peças no sentido de seu movimento. Captura toda peça inimiga que esteja situada nas colunas laterais e na linha imediatamente superior na casa que ocupa. Resumindo então: o peão captura as peças inimigas pela diagonal, avançando apenas uma casa em diagonal.


Na posição do diagrama nº 6 o Peão de b4 não pode andar nem capturar. O peão de c4 pode andar ou capturar o peão preto de b5. O peão de f3 esta imobilizado e o de g3 pode andar ou capturar o Peão preto de f4 ou de h4.

 
 
 
 
Captura “En Passant” (do francês, na passagem)

O Peão goza de um privilégio sobre as outras, quando captura peças inimigas. Quando está situado na 5ª fileira (sentido do movimento das brancas), e na 4ª fileira (sentido do movimento das pretas) e o Peão inimigo avança duas casas, o segundo tem direito a fazê-lo no seu 1º movimento, passando desta forma por cima da casa que nosso Peão está atacando, tendo o direito de capturá-lo “em passant”, como qualquer outro caso de captura, é um direito do jogador, que pode exercê-lo ou não. Pelas regras se entende que esse direito deve exercer-se na 1ª jogada e como contestação imediata a esse avanço do Peão inimigo. Passada essa oportunidade se terá perdido o direito de tomar “em passant”.

No caso de se decidir por essa jogada, se procede como se o peão adversário tivesse avançado só uma casa. Retiramos então o Peão capturado do tabuleiro e colocamos o nosso na casa imediatamente à frente (em diagonal) na coluna que estava o Peão capturado.

Na posição do diagrama nº 7 o Peão branco de b2 avança duas casas na saída, passando sobre a casa atacada pelo peão preto de c4. Por sua vez o Peão preto de e7 avança duas casas passando pela casa e6 atacada pelo Peão de f5.

  Segue o vídeo mostrando o lance “en passant”

  https://www.youtube.com/watch?v=fI1ETq0f5o0

Após a leitura e compreensão responda o questionário no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckvoWv_8LPhLwVQ1yyuKUzWsF3Jj2HU5eSkg1-twaX5GTIig/viewform?usp=sf_link


Boa Atividade e Até à Próxima !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!