4º ano – Ciências Humanas
Correção
Aula de 07/10
A divisão regional do Brasil
Dando continuidade a aula da semana
passada, vamos estudar agora sobre a divisão do Brasil em regiões.
Dividir o país em regiões facilita a
administração e o estudo dos territórios, orienta o planejamento das ações
governamentais e ajuda a conhecer os dados numéricos ou estatísticos sobre um
tema ou assunto. O IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) é um órgão
ligado ao governo federal, que tem, entre suas funções o reconhecimento e a
análise das características naturais, econômicas e sociais do território
brasileiro.
A divisão política corresponde à
divisão do território em unidades político-administrativas e que a divisão
regional corresponde a divisão do território em regiões. Há diversos critérios
para estabelecer a divisão regional de um território.
A divisão do Brasil em cinco regiões
também é uma construção social: uma interpretação do território nacional que
considera aspectos naturais e humanos buscando semelhanças entre as unidades
federativas.
Agora assista ao vídeo que para ajudar
a compreender melhor a divisão regional do Brasil.
Após a leitura do texto e análise do
mapa do Brasil: divisão regional, responda as questões abaixo em seu caderno.
1.
O que é uma região?
R: Região pode ser definida como uma porção da superfície
terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções.
2.
Em quantas regiões o território
brasileiro é dividido? Quais são elas?
R: O território brasileiro é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste,
Centro- Oeste, Sudeste e Sul.
3.
O que representam as linhas vermelhas
no mapa?
R: As linhas vermelhas representam o limite entre as regiões.
4.
A unidade federativa onde você vive faz
parte de que região brasileira?
R: Moramos em São Paulo que faz parte da região Sudeste.
Fonte:
Livro didático Buriti Mais Interdisciplinar Ciências, história e geografia 4º
ano.
Bons estudos!!! #fiqueemcasausemáscara
4
ano - Aula de 14/10 - Ciências Humanas:
O
município
Cada estado brasileiro também se divide
em partes menores, chamadas municípios.
O município é a menor unidade
político-administrativa do nosso país. Ele é o lugar onde vivemos.
Os municípios, em geral, são formados
por área urbana (cidade) e área rural (campo). Há uma interdependência entre o
campo e a cidade. No campo são produzidos alimentos comercializados nas cidades
e matérias-primas usadas na produção industrial. Já nas cidades estão
localizados os principais serviços, como os de saúde, educação, justiça e de
governo. Muitas mercadorias são produzidas com matérias-primas provenientes do
campo. Os alimentos industrializados podem ser produzidos na cidade ou no
campo, porém, geralmente, é o campo que lhe fornece a matéria prima.
Dessa forma, campo e cidade se
complementam e se interligam. É possível perceber uma integração também
entre os modos de vida urbano e rural. Assim, é cada vez mais comum que
elementos e costumes do modo de vida urbano estejam presentes no cotidiano do
habitante do campo, e vice-versa.
Agora assista aos vídeos abaixo para
complementar à aula e responda as questões no caderno.
Cidade ou município? Qual a diferença?
Relação entre a cidade e o campo
1.
Observe o mapa abaixo e responda:
a.
O mapa mostra os municípios de que
estado brasileiro?
2.
Quantos municípios têm esse estado?
a.
Onde se localiza a plantação de
hortaliças mostrada na imagem 1: no campo ou na cidade?
b.
Onde se localiza a feira mostrada na
imagem 2: no campo ou na cidade?
c.
Você sabe onde são produzidas as
hortaliças consumidas em sua moradia?
4.
Que produtos do campo você e sua
família consomem? E da cidade? Complete o quadro.
Produtos
do campo |
Produtos
da cidade |
Fonte:
Livro
didático Buriti Mais Interdisciplinar Ciências, história e geografia 4º ano.
Bons estudos!!! #fiqueemcasausemáscara
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