Professora Patrícia Eliz – 4 ano – 30/09
Aula de 23/09 - Ciências Humanas: CORREÇÃO
Identificando as partes de um rio – continuação.
Na última aula vimos as partes de um rio. Vamos relembrar?
O caminho por onde um rio passa é o leito, e a margem é o local onde o rio encontra-se com a terra
Os meandros são as curvas que o rio faz, e a confluência é o encontro de dois ou mais rios
Conhecer as partes de um rio é importante para analisar qualquer rede ou bacia hidrográfica
Assista ao vídeo abaixo que vai te ajudar a relembrar das partes do rio.
Você pode também reler o texto da aula passada (16/09/) que está no Blog do Boi: https://boiconectado.blogspot.com/, Google Sala de Aula e no grupo de whatsapp.
Agora observe as imagens abaixo e responda as questões em seu caderno:
Escreva qual parte do rio é mostrada em cada imagem.
MEANDRO B) QUEDA-D’ÁGUA
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( F ) A nascente é o local onde o rio deságua e a foz e o lugar onde o rio nasce.
( V ) Afluente é um rio que deságua em outro rio.
( V ) A nascente é o lugar onde o rio nasce e a foz é o lugar onde o rio deságua.
( V ) Leito é o caminho por onde percorrem as águas do rio.
Você considera importante preservarmos os rios e a vegetação em volta dele? Por quê?
Sim, porque a vegetação que nasce em torno do rio conserva as nascentes, já que em alguns casos o desmatamento, causa a erosão e também pode causar o desaparecimento do rio.
Fonte:
Livro didático Buriti Mais Interdisciplinar Ciências, história e geografia 4º ano.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/partes-um-rio.htm
Bons estudos!!! #fiqueemcasausemáscara
Aula de 30/09 - Ciências Humanas:
A Organização do Território Brasileiro
Atualmente, o território brasileiro está dividido em 27 partes chamadas de unidades federativas, que são constituídas pelos 26 estados e pelo Distrito Federal. No Distrito Federal está situada Brasília, a capital do país e sede do governo federal.
Observe no mapa a seguir a divisão do território brasileiro em unidades federativas. As linhas brancas representam o limite entre as unidades federativas. O uso de cores diferentes serve para diferenciar as unidades federativas. Observe que abaixo do nome de cada estado está a sigla de cada unidade federativa (estado).
Ele também mostra a sigla de cada unidade federativa e a localização da capital dos estados e da capital do país.
O Brasil foi divido em unidades federativas para que sua administração se tornasse mais fácil, devido sua extensão territorial.
Para ajudar na compreensão do conteúdo assista ao vídeo abaixo. Na música você aprenderá os estados e capitais do Brasil.
Agora ouça essa outra canção no link abaixo, ela também menciona alguns estados e capitais do Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=S5Fjkq6YwUY
Responda as questões em seu caderno.
De acordo com o mapa, como o território brasileiro está dividido?
O que representam as linhas brancas no mapa?
Em qual unidade federativa você vive?
Leia o trecho da canção no quadro abaixo.
Agora, reproduza o quadro abaixo em seu caderno, escreva o nome das unidades federativas e das capitais citadas no trecho destacado da letra da canção e complete com as informações que faltam.
De acordo com a letra da canção, o que está chegando do Maranhão?
Como ela chegou aos diferentes cantos do Brasil?
Fonte:
Livro didático Buriti Mais Interdisciplinar Ciências, história e geografia 4º ano.
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/partes-um-rio.htm
Bons estudos!!! #fiqueemcasausemáscara
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