quarta-feira, 12 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

12/08 – Educação Física - Prof. Tatiana

Atividades 4° Anos
Tema: Jogos de Matriz Africana


Brinquedo e Brincadeiras do Continente Africano 

Muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos tem sua origem em povos do continente africano. Outras podem ser adaptadas para que possamos aprender cada vez mais sobre sua cultura.
Hoje vocês irão experimentar algumas dessas brincadeiras e depois vão me contar o que acharam de cada uma delas e como foi brincar em casa.

1ª Brincadeira – Dançar  no ritmo do outro

A ideia é criar uma dança coletiva com sons e passos. A primeira pessoa bate palmas e faz um movimento, a segunda repete e cria mais um. Assim por diante. Quando voltar para quem começou a brincadeira, o desafio continua e vai ficando mais difícil.

2ª Brincadeira - Terra e mar

Faça uma linha no chão ou use uma corda. De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, quem estiver brincando pula para o lado da terra. Quando gritar mar, pula para o mar. Quem errar vira o líder.

3ª Atividade – Conheça a História do Baobá e depois faça um lindo desenho.
    O baobá é uma árvore africana com uma forma bem peculiar e aparece em várias lendas, contos e tradições africanas.
    Originário da África, o baobá é uma das maiores e mais antigas árvores do mundo, chegando a alcançar, quando adulto, de 5 a 25 m de altura e de 7 a 11 m de diâmetro no tronco. Essa planta é milenar e pode viver até 6000 anos. No meio científico, é conhecida como Adansonia Digitata, nome que recebeu em homenagem ao pesquisador francês Michel Adanson, o primeiro a relatar a existência desse tipo de árvore. Ao todo, existem oito espécies de Baobás: seis nativas de Madagascar, uma da Austrália e uma do Senegal.
    Também chamado de embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, o baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal, sendo nesse país considerada sagrada e utilizada como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos. De acordo com uma dessas antigas lendas, se um morto for enterrado dentro do tronco de um Baobá, sua alma continuará viva enquanto a planta existir.
    Existem diversas curiosidades sobre essa planta. A mais marcante delas está relacionada ao seu extraordinário tronco, que tem formato encorpado na base e vai se estreitando como se fosse um cone, com grandes protuberâncias e galhos que permanecem sem folhas durante nove meses. Por isso, quando observada com atenção, a árvore parece ter sido plantada de cabeça para baixo. O tronco é oco e resistente ao fogo e, nos meses de chuva, serve de reservatório de água – algumas espécies possuem capacidade de armazenar até 120 mil litros. Por esse motivo, o baobá é conhecido como “árvore garrafa”. Também graças a essas peculiaridades, é comum encontrar pessoas que usem o tronco como moradia, santuários, bares, pontos de ônibus e até como prisões.
    Tudo nessas plantas pode ser aproveitado. Os frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Sua casca é utilizada na fabricação de cordas e tecido; as folhas têm propriedades medicinais e são aproveitadas como condimento; e de suas sementes pode-se extrair um óleo rico em vitaminas A e F. Outro fato curioso com relação à planta diz respeito à sua floração que, geralmente, ocorre durante uma única noite.
Mande o seu desenho pelo Whats App da escola ou para o meu E-Mail: tatianasposito.7919816@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br

Acesse o link do questionário referente às Atividades de hoje:

Boa Aula 
Até à Próxima 
Se cuidem #fiqueemcasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!