terça-feira, 18 de agosto de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS

Professora Patrícia Eliz – 4 ano
Aula de 19/08 - Ciências Humanas:  

Dando continuidade a aula da semana passada de 12.08.2020, sobre DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA chegou a vez de falarmos sobre a contribuição da cultura indígena e africana na música e na dança brasileira. As danças indígenas podem ser feitas em grupo ou individualmente, em geral são acompanhados por cantos e ritmos produzidos por instrumentos musicais como o maracá que é um tipo de chocalho feito de sementes. Muitas tradições musicais de origem africana foram preservadas devido às práticas religiosas que possuem uma relação íntima com ritmo dos tambores.

Assista aos vídeos abaixo para saber mais sobre a música e os instrumentos de diversas culturas que influenciaram a nossa música.







Após a leitura atenta do texto acima responda as questões abaixo em seu caderno:

  1. Qual foi a contribuição dos povos indígenas para a música brasileira?
  2. Qual foi a contribuição dos povos africanos para música brasileira?
  3. Como eram feitos os batuques africanos?
  4. Qual a origem do lundu?
  5. Quais instrumentos são usados para tocar o lundu?
  6. Observe a imagem, leia a legenda e responda: 












É possível afirmar que o lundu era uma dança feita somente no passado? Explique.


  1. Explique a diferença entre o maxixe e o choro.
  2. Você já ouviu algum samba? Qual é o título da canção e quem é o artista que a canta?
  3. Ouça novamente a canção que você escolheu na questão h. Você consegue identificar os instrumentos musicais utilizados pelos artistas nessa canção? Quais são eles?




Fonte: Livro didático Buriti Mais Interdisciplinar 4º ano páginas 162 a 165.

Bons estudos!!! 

#fiqueemcasausemáscara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!