quinta-feira, 20 de agosto de 2020

ARTE

Arte – Profª Luciene – 21/08/2020
Emmanuel Nassar
Abertura da exposição Retrospectiva, de Emmanuel Nassar, na ...
Pintor e desenhista, realiza instalações e relevos pintados. Em 1969, após uma viagem à Europa, o artista decidiu estudar arquitetura, formando-se pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1974. Trabalhou, inicialmente, com acrílica sobre tela e, mais tarde, estudou técnicas como o relevo sobre madeira.
 A partir de 1980, tornou-se professor de educação artística da UFPA. Em 1981, criou a obra tridimensional Recpcôr. A partir deste trabalho, passou a realizar pinturas em que representa pequenos mecanismos, contendo eixos, manivelas e placas de cor, incorporando também objetos comuns como garrafas.
 Em alguns quadros, evoca a cultura popular local, como nas cores vibrantes e formas geométricas das casas e das barracas de feira.
 Em 1985, em uma nova pesquisa, realizou trabalhos em que apresenta uma releitura dos desenhos e pinturas presentes em bares e banheiros públicos. Em outros trabalhos, aliou imagens do universo do consumo a outras, recorrentes nos subúrbios da sua cidade natal. 
Em 1998, realizou a instalação Bandeiras, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e no Museu Estadual do Pará, na qual se apropria de 143 bandeiras de municípios paraenses, que são distribuídas pelas paredes dos museus. 
Em 1999, com a obra incêndio, recebeu o grande prêmio da 6° Bienal de Cuenca, no Equador.
Bandeiras, NASSAR, EMMANUEL (1999.191-000) | MAM   Emmanuel Nassar | Enciclopédia Itaú Cultural  Resultado de imagem para emmanuel nassar obras
VAMOS PRATICAR!
  1. Como vimos, uma das obras de Emmanuel Nassar, desenvolvida em 1998, foi uma instalação, na qual ele se apropriou de 143 bandeiras de municípios paraenses.
  2. Crie  uma bandeira para um país, uma cidade, um time de futebol ou mesmo nossa escola? 
  3. Utilize qualquer material que possua. Pode ser uma colagem com recortes de revista, jornal ou papéis coloridos, se quiser, faça em desenho, você pode utilizar lápis de cor, giz de cera, canetinha, em qualquer material que tenha disponível. Agora, se tiver tintas para pintar, também dá certo! Mão à obra, pessoal!
Boa aula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!