sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ARTE

Arte – Profª Luciene – 14/08/2020
O Auto do Boi
A Grande Festa do Bumba - Meu Boi
A festa do boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e indígenas. O bumba meu boi é resultado da fusão de elementos das culturas européia, africana e indígena. Essa opereta popular é composta por uma parte teatralizada conhecida com o Auto do Boi, que tem como base a seguinte história: “Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer o desejo de sua mulher Catirina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está morto. Os pajés e espíritos da floresta curam o boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a renascimento do boi com uma grande festividade.” O Bumba-meu-boi possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia boijaneiro etc.

Bumba meu boi: origem, lenda, dança e festas - Toda Matéria Bumba meu boi | Educa Mais Brasil
Pin em Naif Brasil Dia Nacional do Bumba-meu-Boi Modernismo: Bumba-meu-Boi Regiões e caracteristicas - Gustavo ...

Vamos praticar!

  1. Vamos construir um Bumba-meu-boi!
  2. Materiais: 
  3. 01 embalagem de plástico para cabeça (embalagens de iogurte, fermento, margarina, remédio etc.)
  4. 01 rolo de papel higiênico
  5. 02 palitos de picolés, ou churrasco, ou de pipa (podem ser substituídos por algo similar)
  6. 02 botões para o nariz (podem ser feitos de papel, ou algo similar)
  7. 02 pedaços de EVA para a roupa, pode ser substituído por tecidos ou papeis coloridos.
  8. Cola
  9. Todo o material, podem ser substituídos pelos que vocês tiverem em casa.

Obs.: Tirem foto e postem no grupo da escola.



Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!