quarta-feira, 29 de julho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS

Aula de 29/07 - Ciências Humanas:  Processos Imigratórios - continuação

Quem são as pessoas que ajudaram a construir a cidade de São Paulo que conhecemos hoje?
Dando Continuidade a aula de semana passada de 22.07.2020, vamos continuar falando sobre os processos imigratórios. Vimos a importância desses processos em nosso país e mais especificamente em São Paulo. Atualmente temos recebido na cidade de São Paulo pessoas de diversos países: Bolívia, Venezuela, Angola, etc., dessa forma podemos concluir que a imigração assim como a migração é um processo que continua ocorrendo nos dias atuais e dessa forma, os indivíduos que participam desse processo vão agregando sua cultura a nossa, ajudando a construir a história dos lugares em que escolhem viver.

As marcas desse processo de imigração estão registradas na culinária, arquitetura e outras relações culturais com os diferentes povos. O bairro da Liberdade, por exemplo, tem uma forte marca da imigração asiática, a presença do design dos postes e a escolha das luminárias marcam essa regionalidade, além das escolhas dos letreiros por alguns comerciantes.


















Um fato histórico que devemos ressaltar é que o bairro da Liberdade também abrigou pessoas que foram escravizadas após a abolição e eles têm a sua marca na história da construção desse bairro. 
A América do Sul também está representada na cidade São Paulo pelos movimentos imigratórios. A feira Kantuta, que acontece na Praça Kantuta, no bairro de Pari, é uma amostra da culinária e artesanato da Bolívia e do Peru, apresentando as riquezas que seus países têm.




Aqui em São Paulo temos o Museu da Imigração do Estado de São Paulo que guarda e conta a história dos imigrantes que ajudaram e ainda ajudam a construir a História de São Paulo. Os vídeos abaixo ajudam a compreender como e porque ocorreu esse processo imigratório.

Conhecendo Museus - Série l - Memorial do Imigrante

Site do museu da imigração

A população paulistana é composta por pessoas de diferentes países e de outras regiões do nosso Brasil e abriga uma variedade imensa de saberes e pluralidade. Qualquer atitude que agrida verbalmente pessoas que não são da cidade é chamado atitude xenofóbica. Devemos refletir sobre acolhimento, empatia e respeito a todos os povos.



Vamos praticar!

  1. Pesquise e escreva em seu caderno a definição de:

  1. Imigrante:
  2. Emigrante:
  3. Migrante:
  4. Refugiado:
  1. Converse com seus familiares que não nasceram no Estado de São Paulo, ou seja, são migrantes ou até mesmo imigrantes, caso algum parente tenha vindo de outro país, e pergunte se eles já sofreram algum tipo de preconceito devido seu país ou estado de origem. Como eles se sentiram em relação ao ocorrido? Registre a atividade em seu caderno.

  1. Reflita sobre o que estudamos nesta atividade e escreva em seu caderno uma mensagem de acolhimento que você gostaria de receber se fosse morar em outro lugar.

Bons estudos!!!
#fiqueemcasausemáscara

3 comentários:

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!