quarta-feira, 22 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

Prof. Tatiana

Atividades 4° Anos
Tema: Brincadeiras Indígenas

Olá Crianças, espero que estejam todos Bem!
Hoje colocarei algumas brincadeiras indígenas que iremos adaptar para brincar em casa.
Arranca Mandioca
É uma brincadeira que ainda hoje os Guarani do Espirito Santo e de São Paulo praticam. Os participantes sentam-se no chão, um atrás do outro. O primeiro da fila será o “dono da roça” e deve agarrar-se a uma árvore ou poste (em casa um adulto poderá ser o Poste). O segundo entrelaça seus braços pela barriga do companheiro da frente, e assim sucessivamente, até que todos estejam firmemente agarrados um aos outros e prontos para começar. Um dos participantes é escolhido para arrancar, uma a uma, as “crianças mandiocas”, começando pela última da fila. Entre os Guaranis, vale usar diversas estratégias para conseguir arrancar a mandioca, até mesmo fazer cócegas ou pedir ajuda para alguém que já saiu da fila.


Guaraná
A brincadeira guaraná é feita por duas pessoas ou mais. Dispostas frente a frente, uma das pessoas terá posse de um objeto (que representará a semente de Guaraná), que pode ser algum objeto pequeno, até mesmo uma bolinha de papel. A pessoa que estiver sem a semente do guaraná começa dizendo: 
- De onde vem?
A outra responde:
- Do Pará.
- O que trazes pra mim?
- Guaraná
- Então mostre já!
O participante que estiver com a semente mostra as mãos fechadas, pode cruzar uma sobre a outra. A outra pessoa precisa adivinhar em qual mão está, dando um tapa de leve mão. Caso acerte, correrá atrás do dono do Guaraná. Caso erre, ele que será perseguido. (Se não tiver espaço para correr em casa, fazer sem a corrida).

Corrida com Toras 
A Corrida de Toda é uma prova de resistência e demonstração de força. Em algumas etnias, a tora representa o sagrado, e, no fim da disputa, é realizado um ritual de dança em volta da tora. Esse esporte é praticado por muitos povos. Para a nossa brincadeira, é possível utilizar qualquer material que possa ser carregado pelos participantes. Duas pessoas (ou duas equipes) devem correr um percurso combinado, carregando a tora sobre o ombro.


Cabo de Guerra
Geralmente na escola usamos uma corda, porém em casa podemos utilizar uma toalha, canga, lençol etc. Precisa no mínimo duas pessoas.
O objetivo é puxar a corda com força para o seu lado. 
Muito popular entre as crianças, para brincar de cabo de guerra é necessário dividir de maneira igual o número de participantes. Faz-se um risco no chão (em casa pode colocar algo pra demarcar) e cada grupo (ou cada pessoa do caso de apenas duas pessoas) segura a corda de um lado.
Quando começar, a ideia é fazer com que os adversários ultrapassem a linha do chão. Para isso, utiliza-se bastante força para puxar a corda. O grupo vencedor é aquele que conseguiu puxar com maior força e trazer o grupo de adversários para perto.
Obs: Se Possível filmar ou tirar fotos das brincadeiras e mandar para o nosso whatsapp, blog ou Google Sala de Aula.

Responda no seu caderno de Educação Física:

1)- Escreva qual foi a sua experiência, as adaptações e se conseguiu  realizar as brincadeiras propostas:
  • Arranca Mandioca
  • Guaraná
  • Corrida com Toras
  • Cabo de Guerra 


Agora, se possível, acesse e responda:

Boa Aula!
Até a Próxima 
Se cuidem #fiqueemcasa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!