quarta-feira, 20 de maio de 2020

CIÊNCIAS NATURAIS

O que os sinais vitais nos mostram?

Esta atividade está no caderno Trilha de Aprendizagens.

Caso você ainda não tenha recebido o caderno Trilha de Aprendizagens, utilize o material em PDF disponível no Blog para consulta e faça os

Exercícios em seu caderno.

Veja o vídeo abaixo:


Este link é apenas como complemento ao assunto abaixo e ilustra o texto. Caso não seja possível assisti-lo, o texto abaixo irá auxiliá-lo.

O que os sinais vitais nos mostram?

O funcionamento e as alterações de nosso organismo podem ser percebidos por meio dos sinais vitais, como a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a temperatura e a pressão arterial. Esses sinais nos mostram como estão as funções vitais do nosso corpo.

Quando há elevação na temperatura de nosso corpo, por exemplo, pode haver alguma alteração no funcionamento do organismo. Geralmente suamos quando está muito calor, pois o suor é uma forma que temos de diminuir a temperatura do nosso corpo. De que maneira podem acontecer essas alterações?

VAMOS PRATICAR!

1) Dando sequência à aula, realize as atividades das páginas 103 e 104 sobre o tema: O que os sinais vitais nos mostram?


A frequência respiratória corresponde a quantas vezes inspiramos e expiramos durante um minuto. Já a frequência cardíaca pode ser percebida a partir da pulsação, que vai indicar quantas vezes o coração bate em um minuto. Peça a ajuda de outra pessoa para marcar o tempo de um minuto enquanto você identifica seus sinais vitais. Para a frequência respiratória, você pode contar quantas inspirações acontecem. Já para a frequência cardíaca, você terá que sentir sua pulsação, que pode ser feita de duas maneiras: colocando os dedos indicador e médio na lateral do pescoço ou no punho, conforme a imagem a seguir:

a) Depois de ficar 5 minutos em repouso (sentado ou deitado), verifique a sua frequência cardíaca e respiratória durante um minuto. Registre os dados na primeira linha da tabela. Observem a figura acima e repitam o movimento com as mãos para vocês sentirem a pulsação.

b) Agora é hora de se exercitar! Realize alguma atividade física por 3 minutos. Você pode correr, pular sem sair do lugar, subir e descer escada ou outro exercício que coloque seu corpo em movimento. Assim que terminar, você precisa verificar sua frequência respiratória e cardíaca novamente. Registre na segunda linha da tabela. Dica: observem a figura acima e repitam o movimento com as mãos para vocês sentirem a pulsação.

c) Quais diferenças você percebeu em seu corpo após realizar uma atividade física?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________

d) O que aconteceu após algum tempo? Como ficaram sua pulsação e batimentos cardíacos? Por que você acha que isso aconteceu?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________


Texto auxiliar:

O que acontece no corpo de um jogador de futebol

Você já imaginou o preparo físico que um jogador precisa ter para jogar uma partida de futebol?

Eles podem correr até 12 quilômetros e, para isso, precisam ter os músculos das pernas e coxas em plena forma.

Não só a musculatura, mas o corpo todo precisa estar bem preparado. Além do trabalho dos músculos, o coração pode bater até 200 vezes por minuto, os pulmões trabalham intensamente para obter oxigênio e o jogador pode perder entre 2 e 3 quilogramas de peso, sendo a maioria na forma de suor. A transpiração ajuda o corpo a eliminar o calor produzido durante a atividade no jogo de futebol, contribuindo para a manutenção da temperatura do corpo.

Adaptado de:
https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2013/07/28/noticiassaude,194190/quem-assiste-a-jogos-de-futebol-nao-imagina-o-que-ocorre-no-organismo.shtml

ATÉ AMANHÃ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!