quarta-feira, 20 de maio de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS

O longo caminhos dos alimentos.

Dando continuidade à nossa aula da semana passada sobre o longo caminho dos alimentos antes de chegar a nossa mesa vamos conhecer um pouco sobre um importante alimento que está sempre presente em nossa mesa: o arroz.

Arroz: um dos alimentos mais consumidos no mundo
Arroz

O arroz, um cereal de cor amarelada, que em seu cultivo está envolvido por uma casca da mesma cor é um dos alimentos mais consumido diariamente, por aproximadamente metade da população mundial. 

O arroz branco, como é consumido pela maioria da população (foto acima) é resultado do processo de parboilização. Esse processo mantém as vitaminas e sais minerais dos grãos e permite que seja conservado por mais tempo. Já o produto em sua forma integral (um arroz mais escuro) é mais nutritivo, por possuir mais vitaminas e nutrientes de grande importância ao nosso organismo.

Para ser consumido é necessário passar por um processo de cozimento, onde se adiciona temperos conforme a cultura local.

Além da sua versão mais conhecida, o arroz também pode ser consumido na culinária de diversas formas, fazendo doces, sopas, bolinhos. Em nosso país esse cereal ocupa uma posição de destaque juntamente com o feijão no dia-a-dia na alimentação dos brasileiros fazendo muito sucesso entre as famílias.

Plantação de arroz (arrozal) em terreno alagadiço.

Em seu caderno responda as questões abaixo:

1) Você e sua família consome arroz quantos dias por semana?

2) Você gosta de arroz? Em quais receitas ele é utilizado em sua casa?

3) Pesquise e escreva no caderno onde e como é cultivado o arroz que você compra no mercado.

4) Qual a quantidade de arroz que você e sua família consome:

a) por dia:

b) por semana:

c) por mês:

No livro Trilha de Aprendizagens faça as atividades das páginas 115 e 116.


Obs: Se você ainda não recebeu o livro Trilha de Aprendizagens, há uma cópia em PDF disponível no Blog para consulta. Faça as atividades em seu caderno.

Bom estudo!

#fiqueemcasa 

#usemáscara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!